O Júri Simulado será dividido em 5 partes, a saber: discurso inicial (1); perguntas dos observadores (2); debate entre os grupos (3); novamente perguntas dos observadores (4) e, por fim, perguntas da Banca (5). Cada etapa será explicada abaixo, segundo a numeração.
TRÂNSITO LIVRE – No palco ficarão apenas os membros da banca, o mediador do debate e 2 membros de cada grupo (2 de pró e 2 de contra), levando-se em conta que pode-se trocar aqueles que estão a frente a qualquer momento sem aviso prévio, do modo que o grupo achar conveniente. SÓ PODEM DEBATER OS MEMBROS QUE ESTÃO OCUPANDO OS LUGARES NO PALCO. É necessário que todos os participantes falem em algum momento para que a avaliação do professor seja feita.
- Após compor a banca, ler o case e explicar as regras, o mediador fará um sorteio para definir a ordem em que os observadores internacionais farão suas perguntas.
1. Cada grupo terá 3 min para fazer um Discurso Inicial. A ordem também será sorteada pelo mediador.
2. Cada rodada contará com 2 Observadores Internacionais, um pró e um contra. O total de observadores participantes dessa rodada será 6. Aqui, os observadores farão perguntas para o grupo que “defendem”.
Perguntas com duração de 30 segundos e a resposta com duração de 1 minuto.
3. Nesta etapa, haverá o Debate entre os dois grupos. Cada um faz perguntas ao outro. O grupo tem 30 segundos para perguntar. Para a resposta, a réplica e a tréplica têm 1 minuto. Cada grupo terá direito a duas perguntas.
4. Nesta etapa de perguntas dos Observadores Internacionais, repete-se o procedimento da parte (2). Porém, agora os observadores farão perguntas para o grupo de pensamento oposto.
5. A Banca fará perguntas para qualquer participante do Júri (pró, contra ou observadores). Ela dispõe de todo o tempo que precisar para perguntar, porém a resposta deve ter até 1 min.
INTERVALO DE 10 MINUTOS PARA A BANCA DAR O VEREDICTO. ENQUANTO ISSO, OS MEMBROS DA COMUNICAÇÃO TIRARÃO FOTOS E FARÃO PERGUNTAS AOS MEMBROS.
Observações:
- TRAJE – Como estamos participando de uma Simulação, é essencial que nosso Júri se atrele à realidade. Assim, o traje requerido para TODOS os participantes é SOCIAL.
Para Homens: terno, gravata e similares.
Para mulheres: terninho, tailleur e similares.
Vale ressaltar que quanto mais parecido com a realidade, melhor. Os participantes de países islâmicos, Índia ou África, por exemplo, devem vir “a caráter”. Os membros da Comunicação, por sua vez, devem trazer câmeras e aparatos que realmente estejam relacionados com o trabalho da Imprensa.
- PONTUALIDADE – Cheguem antes da hora marcada para poderem se preparar. Temos que sair do auditório até 21h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário